Jogos de aventura, também conhecidos como adventures, são jogos eletrônicos cuja ênfase é focada no enredo e não na parte gráfica ou ação. Um jogo que define bem esse estilo é o clássicoWhere in the World is Carmen Sandiego?, um sucesso do início da década de 1980, em que jogador é instigado a viajar através do mundo para capturar Carmen San Diego e acaba conhecendo a geografia e aspectos culturais dos países por onde passa.
Adventures são jogos onde o jogador conduz o protagonista em uma história. Esses jogos normalmente incentivam o uso do racíocino lógico, para solucionar puzzles ou quebra-cabeças, e explorativo, para encontrar objetos específicos. São jogos bem focados no enredo. Teve uma queda enorme de popularidade com o surgimento da era dos jogos 3D, mas ainda mantêm um status cult e uma legião de fãs, que inclusive colabora fazendo remakes de jogos clássicos ou mesmo adventures originais.
É um dos gêneros de video game caracterizado pela exploração dos cenários, pelos enigmas equebra-cabeças (os chamados "puzzles"), pela interação com outros personagens e pelo foco nanarrativa. Concentra-se quase por completo no raciocínio de lógica e exploração, e em histórias complexas e envolventes. Geralmente, os adventures são para um único jogador. Diferente de outros genêros de jogos eletrônicos, o foco dos adventures na história permite uma vasta quantidade de genêros literários a serem usados ou incorporados, como fantasia, ficção científica, mistério, horror e comédia. Dentre os jogos de adventure mais populares podem ser destacados: Longest Journey, Syberia, Still Life, Day Of The Tentacle, The Secret Of Monkey Island, Space Quest e Zork. Alguns adventures recentes como Alone in The Dark 4 ou o excepcional Beyond Good & Evil também reúnem elementos de ação e estratégia na jogabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário